A estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC), em Balneário Camboriú, deve triplicar os atendimentos ambulatoriais mensais, passando de 1.024 para 3.300, além de mais que dobrar o número de internações, de 437 para 963. Os dados constam no edital de chamamento público do governo do Estado, que prevê a contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para administrar a unidade.
O levantamento foi apresentado na sexta-feira, 12, ao Comitê Extraordinário, criado para acompanhar e dar transparência ao processo de transferência do hospital para o Estado. Também foram anunciados investimentos de R$ 62 milhões em obras de infraestrutura ao longo dos próximos cinco anos.
Leia também: Corpo de homem é encontrado no Rio Itajaí-Mirim, em Itajaí
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o aumento da capacidade está relacionado à ampliação de consultórios, oferta de novas especialidades, mais cirurgias eletivas e reforço no diagnóstico e terapia.
O chamamento público está na fase de contra razões, com expectativa de conclusão da primeira etapa até 25 de setembro. A empresa vencedora terá 15 dias para apresentar documentação e assinar o termo de cooperação.
Os detalhes do processo serão apresentados à população em audiência pública no dia 25 de setembro, às 19h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

