A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Blumenau, deu início neste mês de outubro a uma nova fase do Projeto de Monitoramento de Fauna Atropelada.

O foco agora é o monitoramento de animais silvestres de médio e grande porte que vivem em fragmentos de mata próximos a áreas urbanizadas do município.
Nas duas primeiras semanas de atividade, já foram obtidos os primeiros registros de fauna silvestre em uma área de mata localizada no bairro Garcia. Entre as espécies identificadas pelas câmeras de monitoramento, estão:
- Mamíferos: cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), cutia (Dasyprocta azarae), mão-pelada (Procyon cancrivorus) e capivara (Hydrochoerus hydrochaeris);
- Répteis: lagarto teiú (Salvator merianae);
- Aves: saracura-do-mato (Aramides saracura) e pariri (Geotrygon montana).
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Robson Tomasoni, os resultados iniciais, ainda que incluam espécies comuns, são fundamentais para a construção de uma base de dados ecológica consistente.
“Esses registros indicam que, mesmo nos fragmentos urbanos, as áreas verdes continuam exercendo um papel importante como refúgio e rota de deslocamento da fauna. A partir desse acompanhamento, poderemos compreender melhor a dinâmica das espécies e orientar políticas de manejo e proteção mais eficientes”, explicou o secretário.
PRÓXIMO MONITORAMENTO SERÁ NO BAIRRO PONTA AGUDA
O cronograma anual do programa prevê o revezamento das áreas monitoradas ao longo do ano. O próximo ponto de observação será no bairro Ponta Aguda, onde os equipamentos serão instalados nas próximas semanas.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Programa Saasblu e o Laboratório de Zoologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

