Vai ser realizada neste fim de semana a tradicional Festa do Divino da Catedral São Paulo Apóstolo. Durante o sábado e o domingo, toda a comunidade é convidada a participar de uma vasta programação. Os festejos ocorrem no espaço da própria catedral, no Centro de Blumenau.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
As celebrações religiosas terão início no sábado (7) com a Missa da Vigília às 10h com Dom Rafael Bienarski, bispo da Diocese de Blumenau. Vai acontecer ainda a Bênção aos Idosos e a animação do Coral dos Idosos da Pró-Família. Às 18h ocorre a Missa da Vigília, com a Recitação da Coroa do Espírito Santo e animação do Coral de Vozes pelo Caminho. No domingo (8), acontece a Missa de Pentecostes às 7h, 9h (com animação do Coral Santa Cecília), 17h e 19h.
PROGRAMAÇÃO FESTIVA
No sábado (7) a festa será das 11h às 23h, com churrasco, galeto, pastel, cachorro-quente, canja, pinhão, quentão, café, tortas e bebidas. O Gruppo di Canto Fratelli del Circolo se apresenta a partir das 12h. Das 14h às 17h tem o bingo com o Padre Marcelo Martendal e a roda da fortuna das 15h30 às 23h. A Banda Champagne fará a animação da festa das 19h às 22h.
A Festa do Divino segue no domingo (8) com gastronomia, bazar, sacola surpresa, brinquedos e roda da fortuna. A partir das 10h30 o Trio Musical Edelweiss faz a animação da festa. No domingo também tem o bingo com o Padre Marcelo Martendal das 14h às 17h.
A programação completa e outras informações podem ser obtidas na página da Catedral São Paulo Apóstolo no Instagram.
O Padre Marcelo Martendal, pároco da Catedral São Paulo Apóstolo, faz o convite e dá mais detalhes sobre a programação dos dois dias de festejos.
FESTA DO DIVINO
A “Festa do Divino Espírito Santo” é a festa da Paróquia da Catedral São Paulo Apóstolo, da comunidade católica do Centro de Blumenau. A Igreja celebra a vinda do Espírito Santo cinquenta dias depois da Páscoa, motivo pelo qual a festa também tem data móvel, no calendário, ao longo dos anos.
Por que não se comemora o padroeiro da Paróquia da Catedral, que é São Paulo Apóstolo? Muitos questionam! Ocorre que a comunidade de Blumenau foi desmembrada da Paróquia São Pedro de Gaspar, que é mais antiga. Os dois santos são comemorados no mesmo dia – São Pedro e São Paulo, 29 de junho – e, por isso, deu-se preferência à festa da comunidade gasparense, para favorecer a ajuda e mútuo prestígio. A solução foi a comunidade de Blumenau celebrar a sua festa popular na Solenidade de Pentecostes, todos os anos – daí surgiu a “Festa do Divino”.

