Atletas que fazem parte da Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu) foram os vencedores do Campeonato Internacional de Basquete para Surdos realizado em Caixas do Sul, no Rio Grande do Sul. Cerca de 60 atletas de seis equipes do Brasil e Inglaterra participaram da competição. O campeonato ocorreu no final do mês de maio.

A delegação blumenauense foi composta por sete atletas surdos, um técnico surdo e um delegado surdo. A equipe, que conta com apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), conquistou quatro vitórias em quatro jogos e foi campeã mundial pela primeira vez.
O time blumenauense obteve vitórias expressivas durante a competição. Na estreia, superou o London Beard, da Inglaterra, por 78 a 61. Na sequência, venceu Porto Alegre (RS) por 92 a 36. Na semifinal, eliminou os donos da casa, Caxias do Sul, com uma vitória por 96 a 45. Na grande final, um reencontro com a equipe de Porto Alegre e nova vitória, desta vez por 101 a 43.
A Asblu já havia participado das outras duas edições da competição: terminou em sexto em 2023, na Polônia, e em quinto em 2024, na Grécia.

