Apesar da grande expectativa, a votação do Projeto de Lei nº 160/2025, que autoriza o município de Balneário Camboriú a dar sequência ao processo de estadualização do Hospital Ruth Cardoso, não aconteceu na sessão desta quarta-feira, 18, na Câmara de Vereadores, como era esperado.
Mesmo com o parecer favorável à estadualização, apresentado pelo vereador Ricardinho da Saúde (PRD), o projeto foi retirado da pauta da sessão com a justificativa de “falta de parecer”. A situação gerou enorme descontentamento na prefeita Juliana Pavan (PSD), que tinha a expectativa de levar, na próxima terça-feira, 24, o projeto aprovado ao governador Jorginho Mello (PL).
“Nós estamos tentando entender o porquê de eles terem retirado da pauta e o porquê de o projeto ter saído da sessão. Ninguém entendeu nada, sinceramente”, lamentou.
Leia mais sobre o assunto: prefeita Juliana Pavan oficializa estadualização e Hospital Ruth Cardoso se tornará regional
Relator também não entendeu
O vereador Ricardinho da Saúde afirmou à reportagem do Portal Menina que também esperava que a votação ocorresse. Porém, no momento da sessão em que o debate sobre a matéria iria iniciar, o presidente do Legislativo, vereador Marcos Kurtz (PODE), informou que o projeto de lei estava sendo retirado da pauta pela falta do parecer da Comissão de Saúde.
“O parecer foi feito, sentei com minha equipe jurídica, fui favorável ao projeto na comissão, coloquei no sistema, mas eu não sei o que aconteceu entre o Marquinho (Kurtz) e o Zanatta, porque o Zanatta é o presidente da comissão”, estranhou.
Mais tempo para analisar o projeto
Questionado pela reportagem sobre os motivos para que a votação não fosse realizada, o vereador Eduardo Zanatta (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social (CECSAS) da Câmara de Vereadores, explicou que, mesmo com o parecer favorável da relatoria, a comissão ainda não teve o tempo necessário para avaliar o projeto.
“O projeto do Ruth Cardoso foi protocolado na terça-feira (17) pela prefeita e está dentro do prazo de análise da Comissão de Saúde. A comissão tem tratado o tema com bastante responsabilidade e vem discutindo a situação do hospital desde o início do ano. Inclusive, fizemos uma visita de fiscalização lá. O parecer ainda não foi debatido na comissão justamente porque estamos avaliando o projeto com o cuidado que ele merece”, explicou.
A expectativa é que o projeto volte à pauta da Câmara de Vereadores na próxima semana. Como as reuniões da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social ocorrem sempre às quartas-feiras, às 16h, Zanatta não descartou a possibilidade de uma reunião extraordinária “apenas para debater o parecer do Ruth”, provavelmente na próxima terça-feira. O vereador também reiterou que a análise do parecer está dentro do prazo de 10 dias que a comissão possui para realizar suas deliberações.



