Atletas de Balneário Camboriú brilharam no 9° Campeonato Sul-Americano de Kung Fu Wushu, realizado entre os dias 19 e 22 de junho em Buenos Aires, na Argentina. Representando a seleção brasileira, a comitiva local conquistou sete medalhas de ouro — uma para cada atleta que participou da competição.
O grupo é ligado à Fundação Municipal de Esportes (FME) e teve o maior número de representantes da cidade em um evento internacional da modalidade desde o início da prática no município. Além do resultado expressivo, a participação também marcou a estreia de quatro atletas da cidade em competições pela seleção brasileira.
“Esse foi o evento internacional com o maior número de atletas da cidade até hoje. E todos voltam com medalhas de ouro, incluindo os estreantes. Fizemos história”, comemorou o treinador Lucas Pereira Sorin, que também competiu e conquistou seu quarto título sul-americano na categoria adulto até 70kg.
Sorin destacou o papel transformador no esporte na vida dos jovens. “Nossos atletas têm histórias lindas, são alunos dos bairros, que se encontraram no esporte. O boxe chinês mudou a minha vida, e poder mudar a vida dos jovens da minha cidade através dele é inexplicável”, ressaltou.
Os atletas que estrearam na seleção brasileira e conquistaram ouro foram:
- Kaue Vinicius Martins, categoria infantil até 42kg
- Maria Julhia de Souza de Almeida, infantil até 45kg
- Guilherme Santos, juvenil até 52kg
- Angeluz Rincon, juvenil até 60kg
Completaram a equipe campeã:
- Claudia Kloh, ouro na categoria adulto até 65kg
- Erick de Carvalho, bicampeão na categoria adulto até 56kg
- Lucas Pereira Sorin, tetracampeão no adulto até 70kg
Ao todo, 20 atletas compuseram a delegação brasileira, sendo sete de Balneário Camboriú. O evento foi o primeiro campeonato sul-americano da modalidade realizado após a Covid-19.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo



