A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) está promovendo uma ampla reforma e modernização dos dez filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Camboriú. A obra tem como objetivo ampliar a eficiência do sistema de abastecimento e melhorar a qualidade da água distribuída à população. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até dezembro deste ano, antes do início da alta temporada.
Atualmente, apenas oito dos dez filtros estavam em funcionamento, e sem troca do material filtrante há anos. Os outros dois estavam completamente desativados por problemas estruturais. O projeto atual contempla a readequação hidráulica da ETA, a substituição do material filtrante e uma reforma completa nos filtros inativos.
A última substituição do material filtrante foi realizada entre 2016 e 2018. Nesta reforma, a Emasa optou pela adoção do Filtralite, um meio filtrante mais moderno, que possui maior área superficial e reduz a necessidade de lavagens. A mudança permite maior eficiência no processo de filtração e prolonga o tempo de operação entre manutenções.
O investimento também inclui a remoção da pintura antiga, aplicação de novo revestimento com poliuretano flexível e correções estruturais nos filtros com patologias. Além disso, será feita a adequação hidráulica das saídas de todos os filtros, permitindo sua operação simultânea — o que deve ampliar significativamente a capacidade da ETA, especialmente durante o verão, quando a demanda aumenta.
O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 7,5 milhões.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo

