Uma árvore caiu durante as escavações das obras de macrodrenagem na Praia Central de Balneário Camboriú. Segundo informações de um morador, a retirada ocorreu pouco antes das 14h desta terça-feira, 1, na altura entre as ruas 1901 e 2001.
O secretário de Planejamento Urbano, Carlos Humberto Silva, confirmou que a planta estava na lateral da escavação, em uma área de solo arenoso, mas não resistiu e caiu. Imagens recebidas pelo Portal Menina mostram a planta sendo removida do local com o auxílio de máquinas.
A árvore é comum na orla da praia e declarada como imune ao corte pelo Decreto municipal 9878/2020. Silva informou que a empresa responsável pela escavação será autuada e também será cobrada pelo replantio.
A espécie é conhecida como amendoeira-da-praia e denominada cientificamente como Terminalia catappa. Em último caso, a árvore poderia ser transplantada para outro local.
A Lei Municipal Ordinária 4868/2024 determina no Art. 8º que “as atividades de supressão, poda e transplante da vegetação de porte arbóreo dependerão de prévia autorização ou parecer favorável do órgão ambiental competente, exceto nas situações previstas em lei”.

