Um grande evento reuniu autoridades e a comunidade no bairro Ariribá, na manhã deste domingo, 6, para a inauguração do prolongamento da Avenida Martin Luther, em Balneário Camboriú. Diversas atrações artísticas e culturais animaram o público presente.
O novo trecho faz a conexão entre a Avenida das Gaivotas, no bairro Ariribá, e a Rua Uganda, no bairro das Nações. A via promete trazer mais mobilidade, principalmente para os veículos que trafegam pela região norte da cidade.
“É uma obra histórica, nós estávamos falando, hoje nós saímos daqui com a sensação de dever cumprido”, enfatizou a prefeita Juliana Pavan (PSD) durante a inauguração. O investimento total na execução da obra ultrapassou os R$ 12 milhões.

De acordo com Humberto Dalécio, morador do bairro Ariribá há mais de 20 anos, a conclusão dessa obra era muito aguardada pela comunidade local. “Sabemos da necessidade dessa avenida para nós, veio muito a somar, para desafogar esse trânsito intenso na cidade e o Ariribá, mais uma vez, sendo prestigiado com essa obra tão esperada por todos os moradores daqui”, comemorou.
No evento, a prefeita Juliana Pavan também assinou a lei que autoriza a criação da Operação Urbana Consorciada para o início das indenizações necessárias nas áreas que serão desapropriadas para a construção do terceiro trecho do prolongamento da Avenida Martin Luther, seguindo da Avenida das Gaivotas até os limites de Balneário Camboriú com Itajaí.
“Aprovamos o projeto e agora vamos iniciar as conversas com os moradores para fazer as devidas indenizações e depois começar a obra. Eu tenho certeza de que, com a força do nosso governo e da forma que a gente vem trabalhando, até o início do ano (2026) a gente já deva começar o trecho 3. Em dois anos, a intenção é deixar esse novo trecho até Itajaí pronto e liberado para a população utilizar”, destacou o vice-prefeito Nilson Probst (MDB).
Leia no Portal Menina: mulher de 21 anos morre após Gol sair da pista e capotar na BR-101, em Balneário Camboriú
Outra novidade foi o anúncio da reconstrução do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Ariribá, com a assinatura da ordem para desapropriação dos quatro terrenos que darão espaço à nova creche, que será a maior de Balneário Camboriú.

Apresentações artísticas
Além de brinquedos infláveis para crianças e uma exposição de carros antigos, o programa da Rádio Menina Rancho de Taura, com Osmar Fernandes, foi apresentado diretamente do novo trecho da Avenida Martin Luther, com shows de grupos tradicionalistas.
Mudanças no trânsito
Com a liberação do novo trecho da Avenida Martin Luther, o trânsito em Balneário Camboriú passará por alterações importantes:
A Avenida das Gaivotas passará a operar em mão única no sentido Avenida do Estado → Bairro. Já a Rua Flamingo terá sentido único inverso, ou seja, Bairro → Avenida do Estado. A Avenida dos Tucanos permanece com mão dupla por enquanto, mas deve se tornar mão única no sentido Sul–Norte no segundo semestre, em contrafluxo à Martin Luther.
Para os moradores das ruas Macuco, Jaruva e adjacências (acima da Martin Luther) que desejam seguir em direção a Itajaí, a nova rota sugerida é: Martin Luther → Rua Jaçanã → Rua Flamingo → Avenida do Estado.
Apesar das mudanças, o fluxo de entrada pela Avenida do Estado continua o mesmo. Motoristas que entram na cidade ainda poderão optar por seguir pela Avenida das Gaivotas até a Martin Luther ou permanecer na própria Avenida do Estado — até que esta seja transformada em mão única até a Avenida das Gaivotas, o que deve ocorrer ainda em 2025.

