A Polícia Civil divulgou novos detalhes do caso envolvendo Rodrigo de Tassio Ribeiro Araújo, 34 anos, morto após ter sido agredido por um grupo de homens em um bar de Balneário Camboriú. De acordo com o delegado do Departamento de Investigação Criminal (DIC), Vicente Soares, o laudo do exame cadavérico apontou que a causa da morte “teria sido uma broncoaspiração” provocada por vômito.
Ainda segundo o delegado, não foram identificadas lesões graves no corpo da vítima. “Não foi identificada qualquer lesão no crânio que pudesse causar algum traumatismo craniano capaz de levar à morte ou qualquer outra lesão que tivesse sido a causa do óbito. Houve a briga, mas, com certeza, não foram as lesões causadas pela briga que levaram à morte”, afirmou.
Também serão analisados os prontuários médicos dos hospitais Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, e Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, onde Rodrigo foi atendido, para identificar todos os detalhes relativos à morte.
“Ele teve uma lesão no nariz e uma lesão no cotovelo, isso foi constatado no laudo. Então não foram essas lesões que causaram a morte. O que queremos identificar agora é o que levou à broncoaspiração”, complementou o delegado Vicente Soares.
Entenda o caso: paraense é espancado até a morte após defender amiga em bar de Balneário Camboriú
Além da esposa da vítima, que prestou depoimento nesta sexta-feira, também serão ouvidos os médicos que atenderam Rodrigo. O delegado revelou ainda que alguns dos envolvidos na briga já foram identificados e serão convocados para depor ao longo da próxima semana.
Apesar de não descartar nenhuma hipótese, Vicente Soares disse que a Polícia Civil “ainda não trabalha com a possibilidade de negligência médica como causa da morte”.
A esposa de Rodrigo contou que o marido foi agredido após defender uma amiga do casal que estaria sendo importunada por outros homens que estavam no bar. O caso aconteceu no domingo, 20, mas o óbito de Rodrigo, que era natural do Pará, foi confirmado na segunda-feira, 21.
O que é broncoaspiração?
A broncoaspiração ocorre quando saliva, líquidos, alimentos, vômito ou objetos entram na traqueia ou nos pulmões, causando engasgo, tosse ou falta de ar. Pode acontecer por problemas de deglutição, refluxo, uso de sedativos ou pela introdução de objetos na boca, especialmente em crianças.


