O governador Jorginho Mello e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, assinaram nesta quinta-feira (31), em Joinville, um protocolo de intenções que oficializa a permuta de terrenos entre o Estado e a entidade.

O acordo prevê a cessão, por parte do governo estadual, de um terreno de 28,6 mil metros quadrados à FIESC. Localizado ao lado do Instituto Senai de Inovação, em Joinville, o imóvel é avaliado em R$ 23 milhões e será utilizado para a ampliação das atividades das entidades da federação.
Em contrapartida, o Estado receberá o Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, que será transferido para a prefeitura, atendendo a uma demanda antiga da população local. A permuta ainda inclui dois terrenos em Florianópolis e um valor em dinheiro, totalizando um ativo estimado em R$ 37,6 milhões.

A assinatura ocorreu durante a inauguração do laboratório Multicyber, no campus Joinville do UniSenai. O novo espaço foi desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
MUNICIPALIZAÇÃO DO SESI
Com a permuta, o Complexo Esportivo do SESI, localizado na Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, em Blumenau, será municipalizado. A área tem mais de 206,5 mil metros quadrados e é considerada uma das mais completas do país em sua categoria.
O espaço conta com infraestrutura para diversas modalidades esportivas de alto rendimento, como quadras poliesportivas, piscina, campo de futebol, quadras de vôlei de areia, pista de atletismo homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo, área de aquecimento e arquibancada coberta.
A municipalização permitirá à prefeitura de Blumenau gerir diretamente o complexo e ampliar o acesso da comunidade às atividades esportivas e de lazer.


