O Cartório Eleitoral alerta eleitores de nove bairros de Blumenau sobre a necessidade de atualizar o cadastro do título eleitoral. A medida é voltada ao eleitorado que integrava a 89ª Zona Eleitoral, extinta em 2017.

Apesar de já terem se passado oito anos desde a extinção da 89ª ZE e a realocação dos eleitores para a 3ª Zona Eleitoral, o Cartório ainda recebeu, em 2024, diversas reclamações de eleitores confusos quanto ao local de votação.

Segundo a chefe de cartório, Janine Cantarelli, muitos eleitores que pertenciam à 89ª ZE e utilizam a versão impressa do título de eleitor tiveram dificuldades para localizar sua seção de votação, já que o documento está desatualizado.

Leia também: contagem regressiva: domingo acontece mais uma edição do Pedala Blu

“Nas eleições de 2018 e 2020, foram realizadas campanhas para que os eleitores consultassem sua inscrição eleitoral e conferissem o número da nova seção. Contudo, ainda tivemos muitos problemas em 2024, com eleitores que compareceram para votar com o título da extinta 89ª ZE”, explica Cantarelli.

ATUALIZAÇÃO EVITARÁ CONFUSÕES NAS ELEIÇÕES DE 2026

Para evitar que a situação se repita nas Eleições Gerais de 2026, o Cartório Eleitoral recomenda que os eleitores dos bairros Velha, Velha Grande, Velha Central, Escola Agrícola, Itoupava Seca, Boa Vista, Água Verde, Passo Manso e Vila Nova consultem sua seção eleitoral pelo aplicativo e-Título.

Quem ainda não possui o aplicativo pode comparecer presencialmente ao Cartório Eleitoral de Blumenau, que fica Fórum Universitário, na Praça Victor Konder, no Centro de Blumenau. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, somente com horário agendado pelo site: https://apps.tre-sc.jus.br/agendamento-eleitoral-internet/





Source jornaltribuna

Compartilhar.