Hospital de alta complexidade do Litoral Norte gaúcho começa a ser erguido em outubro de 2025

Hospital de alta complexidade do Litoral Norte gaúcho começa a ser erguido em outubro de 2025

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul, uma das regiões que mais cresce no Estado, está prestes a dar um salto histórico em sua infraestrutura de saúde. As obras do primeiro hospital de alta complexidade da região, que terá pronto atendimento, avançam em ritmo acelerado dentro do Markho Life Complex, em Capão da Canoa.


VENDAS ABERTAS 600x313


O empreendimento idealizado pelo GRUPO PESSI, e construído em parceria com a CONSTRUTORA TEDESCO, já alcançou marcos significativos: fundações concluídas, execução do maior bloco de concreto já instalado em uma obra do pujante mercado imobiliário do Litoral Norte e estruturação dos pilares.


banner-iahcs-ss


A relevância do projeto vai além da arquitetura, projetada pelo escritório Ronaldo Rezende e Marconi Souto — especialista da área hospitalar. Com o novo hospital, a região passa a contar com serviços de alta complexidade que antes exigiam longos deslocamentos até a capital. O pronto atendimento também será um marco para 23 municípios do Litoral Norte, beneficiando diretamente cerca de um milhão de moradores permanentes e uma população flutuante que pode passar de 3,5 milhões de pessoas durante a temporada de verão.

arquitetura hospitalar

Para especialistas, o movimento reforça a tendência de interiorização dos serviços de saúde de ponta e abre espaço para novos modelos de gestão, parcerias estratégicas e integração com a rede hospitalar do Estado.

grupo pesso construtora tedesco

“Seguimos um cronograma rigoroso tanto em prazo, como em qualidade de execução”, garante Pedro Silber, CEO da Construtora Tedesco. “Esse projeto é um compromisso com a população desta região, que tem crescido de forma exponencial, com pessoas em idade ativa se mudando com as famílias em busca de maior qualidade de vida”, explica Alfredo Pessi, CEO do Grupo Pessi.

Um complexo que integra saúde, inovação e qualidade de vida

Com 78 mil m² de área construída, o Markho Life Complex, em Capão da Canoa (RS), é o primeiro empreendimento multiuso do Litoral Norte gaúcho e, além do hospital de alta complexidade, do pronto atendimento e de um centro de diagnóstico, reunirá torre residencial, edifício corporativo, prédio com conceito de moradia inteligente by Housi, shopping mall com praça de alimentação e estacionamento para quase 700 veículos. A estrutura ainda poderá abrigar um heliponto.

markho life complex hospital

O projeto alia sustentabilidade e tecnologia em suas torres, incorporando fachadas verdes, energia solar, reaproveitamento de água, pontos de recarga para veículos elétricos, aluguel de bicicletas e patinetes elétricos, automação para gestão inteligente da iluminação da fachada e sistemas de reconhecimento facial — para segurança e gestão das áreas de grande circulação. Assinado por profissionais de referência nacional, o complexo simboliza um novo conceito urbano ao integrar moradia, trabalho, saúde e lazer em um espaço inovador, inteligente e ambientalmente responsável.

“O complexo reforça a vocação de Capão da Canoa como destino não apenas turístico, mas estratégico para o desenvolvimento do Estado”, comemora Alfredo Pessi, CEO do Grupo Pessi.

confira

Compartilhar.