O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) alerta os motoristas sobre golpes que estão sendo aplicados por meio de mensagens de celular e e-mails falsos informando supostas suspensões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os criminosos se passam pelo órgão para enganar o cidadão e obter dados pessoais ou induzir pagamentos indevidos. O Detran reforça que não envia avisos de suspensão, multas ou cobranças por SMS, WhatsApp ou e-mail com links.

Leia também: Instalação de nova iluminação no Complexo Viário do Badenfurt altera trânsito

As consultas sobre a CNH devem ser feitas apenas pelos canais oficiais: o site www.detran.sc.gov.br, o aplicativo GOV.BR (na aba “Carteira Digital de Trânsito”), o portal Detran Digital (https://servicos.detran.sc.gov.br/login) ou nas agências e pontos de atendimento do órgão. A orientação é não clicar em links, não repassar informações pessoais e não realizar pagamentos em caso de mensagens suspeitas.

Caso haja perda de dados ou prejuízo financeiro, o cidadão deve registrar boletim de ocorrência. O Detran/SC informa que monitora os casos e trabalha em parceria com órgãos de segurança para coibir esse tipo de fraude.



Compartilhar.