Será assinada no próximo dia 18 de julho, às 10h, no próprio local, a ordem de serviço que marca o início oficial das obras do Complexo Turístico do Morro do Careca, em Balneário Camboriú. A cerimônia representa um marco para a transformação do ponto turístico em um dos principais equipamentos de visitação do Sul do país. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2026.
A concessão foi vencida pela Volare Empreendimentos, empresa com experiência no setor turístico em cidades como Canela, Gramado e na própria Balneário Camboriú. O investimento previsto é de R$50 milhões, com foco na criação de uma estrutura moderna, que inclui restaurantes, áreas comerciais, acessibilidade universal e manutenção da tradicional rampa de voo livre, cujo uso continuará gratuito.
“O Morro do Careca foi o nosso primeiro grande desafio nessa nova fase da BC Investimentos. Atuamos para destravar o processo, garantindo as licenças e a segurança jurídica necessárias para que a obra possa finalmente começar. Este é um recado claro ao mercado: é seguro investir em concessões em Balneário Camboriú”, destacou Fábio Fiedler, presidente da BC Investimentos.
Acesso e funcionamento
O projeto prevê que o acesso ao novo complexo passará a ser controlado com cobrança de ingresso após o início da operação. No entanto, o espaço da rampa de voo livre permanecerá gratuito e aberto ao público, com manutenção garantida pela concessionária. Todos os detalhes da estrutura, incluindo imagens do projeto, serão apresentados oficialmente durante o evento.
Concessão e contrapartidas
A concessão terá validade de 20 anos e prevê retorno financeiro direto ao município, com o pagamento de uma outorga total de R$62 milhões, realizada em parcelas ao longo do contrato. A empresa concessionária terá como obrigações: garantir acesso universal ao morro, manter limpeza, segurança e conservação da área e preservar e incentivar as atividades de voo livre.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo

