Balneário Camboriú oficializou, na terça-feira, 17, a adesão ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae voltada ao fortalecimento da economia local e ao estímulo ao empreendedorismo. As ações serão desenvolvidas ao longo de 2025 e 2026, com foco em nove eixos estratégicos.
A cerimônia de lançamento ocorreu no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e reuniu autoridades, representantes de entidades empresariais e universidades, que também serão parceiras na execução do programa.
As ações serão coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com participação de outras pastas como Casa Civil, Fazenda, Compras, Turismo, Educação, Assistência Social e Fundação Cultural.
Entre as iniciativas previstas estão a ampliação da Sala do Empreendedor, consultorias para adequações nas compras públicas, incentivo ao empreendedorismo nas escolas e medidas de desburocratização para facilitar a abertura de empresas. Uma novidade desta edição é o foco na inclusão socioprodutiva.
Segundo o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, o programa prevê diagnóstico e plano de inclusão para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A ideia é oferecer alternativas para que essas pessoas tenham acesso ao empreendedorismo e novas oportunidades de geração de renda”, explicou.
Esta é a segunda vez que Balneário Camboriú participa do programa — a primeira foi em 2017. Nesta nova etapa, os eixos estratégicos são: gestão e políticas públicas; lideranças locais e governança; simplificação; Sala do Empreendedor; compras públicas e acesso a crédito; empreendedorismo na escola; inclusão socioprodutiva; identidade, vocações e mercado; e inovação.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo

