Um biólogo de Blumenau foi alvo de uma operação da Polícia Federal, realizada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta quinta-feira (28).

O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do investigado. Durante as investigações, realizadas pelos órgãos ambientais em fevereiro e junho deste ano, foram inspecionados locais de trabalho do investigado nas cidades de Timbó e São José.

Conforme a Polícia Federal, nessas ações, foram apreendidos diversos animais, incluindo uma cobra píton amarela e três serpentes da espécie corn snake, ambas exóticas e com importação proibida no Brasil, devido ao risco de desequilíbrio ambiental em caso de introdução na natureza.

Leia também: coleta especial de móveis e eletrodomésticos começa nesta sexta em Blumenau

Na ocasião, também foram recolhidos espécimes da fauna brasileira, como cobras, aracnídeos e anfíbios, além de esqueletos e peles de animais. Conforme apurado pela PF, o investigado promove exposições e apresentações com animais silvestres e exóticos, especialmente répteis e serpentes, sem qualquer autorização dos órgãos ambientais competentes.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, sendo a conduta punível com pena de detenção de seis meses a um ano, além da aplicação de multa.





Source jornaltribuna

Compartilhar.