Estão abertas as inscrições para adesão das escolas ao projeto Câmara Mirim 2026. Podem participar escolas públicas e privadas de Itajaí que ofereçam o 9º ano do ensino fundamental no período matutino. O prazo segue até 12 de dezembro, e o edital, junto com o formulário de adesão, está disponível no site da Câmara de Vereadores (cvi.sc.gov.br).
Segundo a diretora da Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes, GESIELE SANTOS DE FREITAS DA SILVA, participar do projeto é uma forma de despertar o interesse dos estudantes pela política e estimular o senso de cidadania. “É uma experiência que ajuda os alunos a compreenderem, na prática, a importância da democracia e das instituições públicas”, afirmou.
Os estudantes do 9º ano poderão se candidatar aos cargos de vereadores mirins, enquanto os alunos do 6º ao 9º ano participam do processo de votação. As campanhas e eleições acontecem a partir de fevereiro de 2026. Depois da escolha nas escolas, os vencedores participam de um sorteio que define os 17 titulares e os suplentes.
De acordo com o presidente da Escola do Legislativo, CRISTIANO KLAUS FISCHER, o projeto estimula a responsabilidade, o diálogo e a convivência democrática. “Ao vivenciar o papel de vereador mirim, o estudante aprende a valorizar a participação cidadã e entende como as decisões políticas afetam o dia a dia da comunidade”, explicou.
Durante o ano, os participantes realizam visitas técnicas, produzem indicações e requerimentos, participam de eventos com outras câmaras mirins e conduzem sessões ordinárias e solenes, seguindo o modelo das reuniões oficiais da Câmara de Itajaí. Todos os custos das atividades são de responsabilidade do Legislativo.
As escolas interessadas devem preencher o formulário disponível no site da Câmara e se comprometer com a divulgação do processo eleitoral interno. Mais informações podem ser obtidas na Escola do Legislativo, das 13h às 19h, pelo telefone (47) 3344-7123 ou pelo e-mail [email protected].
LEIA MAIS NO PORTAL MENINA

