Uma pesquisa divulgada pelo Procon de Itajaí revelou que o custo da cesta básica no município teve uma redução de 3,07% em relação ao mês passado. O levantamento considerou os preços de 36 itens em oito supermercados da cidade.
O destaque ficou para o tomate, que apresentou a maior queda entre os alimentos, com redução de 19,34%. A cebola, a batata lavada, o arroz e até o sabão em barra também registraram recuos nos preços. Por outro lado, alguns produtos pesaram mais no bolso dos consumidores neste mês. O vinagre foi o campeão de alta, com aumento de 16,78%. Pasta de dente, álcool (líquido e em gel), achocolatado em pó e farinha de mandioca também ficaram mais caros.
O levantamento é feito mensalmente pelo Procon com o objetivo de ajudar os consumidores a acompanharem a variação de preços e fazerem escolhas mais conscientes. A recomendação do órgão é que os consumidores fiquem atentos aos rótulos dos produtos, já que itens com preços mais baixos podem, em alguns casos, ter qualidade inferior.
Mais detalhes da pesquisa podem ser consultados no site do Procon de Itajaí.


