A Justiça de Itajaí condenou o empresário André Gustavo Sandri Silva, atual chefe de gabinete do prefeito Robison Coelho (PL), e o químico André Raul Rocha pela fabricação e comercialização de álcool em gel adulterado durante a pandemia de Covid-19. A decisão, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí, foi assinada pela juíza Clarice Ana Lanzarini.

Os dois réus foram condenados por crimes contra a saúde pública, contra as relações de consumo e por afirmação falsa sobre a qualidade do produto. A pena aplicada somou 3 anos e 6 meses de prisão em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade, além do pagamento de multa. 

Segundo a sentença, a adulteração ocorreu em março de 2020, após denúncias de farmácias sobre a baixa eficácia do produto fabricado pela Wave Cleaner Indústria e Comércio Ltda., empresa de propriedade de André Gustavo. Amostras analisadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) apontaram concentração de 44,1 INPM de álcool etílico, quando o correto seria entre 60% e 70%.

Leia também: Romeno que matou caseiro e incendiou casa da ex-namorada em Balneário Camboriú será extraditado ao Brasil

O Ministério Público moveu a ação e relatou que o álcool em gel chegou a ser distribuído a escolas e hospitais sem a indicação de que servia apenas para limpeza. A Justiça entendeu que houve risco à saúde e à vida dos consumidores, em pleno pico da pandemia.

Apesar da condenação, a magistrada permitiu que os réus recorram em liberdade. André Gustavo afirmou ao veículo Diarinho que vai recorrer da decisão. Ele declarou que considera a divulgação do caso de cunho político e disse confiar na reversão da sentença em instância superior.

Atualmente, André ocupa cargo comissionado de chefe de gabinete na Prefeitura de Itajaí, função para a qual foi nomeado em janeiro deste ano, com salário bruto de R$ 19 mil.

Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA





Source jornaltribuna

Compartilhar.