Após dois meses de campanhas educativas em escolas, empresas e ações nas ruas, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) iniciou a fiscalização do uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos autopropelidos no município.

De acordo com o coordenador da Codetran, Leandro Ferreira, diversas infrações foram registradas já no primeiro dia de operação. “Nos deparamos com várias irregularidades. Os veículos foram abordados, autuados e retidos. Aqueles que não conseguiram se regularizar estão sendo removidos ao pátio. A principal infração encontrada é a falta do uso do capacete”, afirmou.

Na operação, a Codetran autuou 12 veículos, sendo 11 autopropelidos e 1 veículo artesanal irregular. Durante as abordagens, foram flagradas infrações como a falta do uso de capacete, a presença de mais passageiros do que o permitido e o veículo artesanal sem registro e licenciamento.

O uso inadequado desses veículos preocupa as autoridades. Só neste ano, Itajaí já registrou acidentes graves envolvendo bicicletas e scooters elétricas. Em junho, um homem de 44 anos morreu após cair de uma scooter no bairro Fazenda. Ele não usava capacete no momento da queda, o que reforça a importância da proteção e do cumprimento das regras de trânsito.

A fiscalização tem como objetivo aumentar a segurança viária, já que a circulação desse tipo de veículo vem crescendo de forma acelerada na cidade. Além das autuações, a Codetran continuará com ações educativas, levando informações a escolas, empresas e aos locais de maior concentração de usuários.

“Pedimos aos condutores que respeitem as regras, utilizem o capacete e ajudem a tornar o trânsito de Itajaí mais seguro”, reforçou Leandro Ferreira.


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA





Source jornaltribuna

Compartilhar.