Uma grande quantidade de lixo acumulado ao lado de um contentor gerou reclamações na Rua Jordânia, no bairro das Nações em Balneário Camboriú. Um relato foi enviado à Rádio Menina nesta segunda-feira, 6, junto com imagens sobre a situação na calçada. Entre os resíduos havia diversas caixas de papelão, restos de madeira e até capas de colchões.
O registro foi feito pelo morador Mário Jorge, que reside em Curitiba mas também tem uma casa na Rua Jordânia. Ao chegar com a família para aproveitar algum tempo na cidade, se deparou com o lixo amontoado.
“Gostaria de fazer esse relato pois não dá para ficar com essas montoeiras de lixo na frente de casa, até por questão de saúde e pelo mau cheiro. Já tentamos entrar em contato com a empresa mas sem sucesso”, detalhou o morador.

Mário solicitou uma atenção da Ambiental, responsável pela coleta de lixo urbana. “A Ambiental deveria cuidar mais desse tipo de assunto limpeza pública, já que isso não é condizente com a cidade que tem tanto prestígio e quer preservar e qualidade de vida de seus moradores”, relatou.
COLETA DE VOLUMOSOS
Em resposta à situação, a auxiliar de Comunicação da Ambiental, Julia Leite, informou ao Portal Menina que um fiscal da empresa foi até o local para avaliar a situação. “Resíduos como móveis e entulho, devem ser dispostos para coleta de volumosos, que ali naquela rua acontece na quinta-feira de manhã, ou então levado aos nossos pontos de entrega voluntários, que são os PEVs”, orientou a profissional.
Os contentores são destinados para resíduos orgânicos. “Eles são localizados ali estrategicamente para atender as demandas daquela região”, afirmou Julia. Segundo ela, os contentores são instalados a uma distância de cerca de 50 metros um do outro, para facilitar o uso pela população. A coleta comum na Rua Jordânia ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde.
SEPARAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS
Em relação ao acúmulo de lixo relatado pelo ouvinte, Julia informou que a empresa faz um trabalho intenso voltado à sensibilização ambiental. “Os nossos agentes do Recicla BC vão de casa em casa e explicam como faz a separação correta de resíduos, mas nós pedimos também a colaboração de todos os munícipes, porque manter a limpeza da cidade é uma responsabilidade de todo mundo”, pontuou.
Os moradores também podem obter mais informações sobre a separação correta de resíduos no site da Ambiental. Também é possível consultar os dias e horários de coleta na rua em que o cidadão reside, pelo site https://ambiental.sc/localizador/.

