Bandas de fanfarras, militares, alunos, representantes políticos, atletas e a comunidade estiveram presentes na manhã deste domingo, no Desfile Cívico de 7 de Setembro, que celebra a Independência do Brasil.
O desfile iniciou por volta das 9h, na 4ª Avenida, na Rua 1.822, e foi aberto com a passagem de autoridades políticas, como a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, o vice-prefeito Nilson Probst, além de vereadores e secretários do município. O deputado estadual Carlos Humberto Silva também esteve presente, representando o Estado de Santa Catarina.
Após a solenidade de abertura, o Hino Nacional foi executado e, em seguida, após discurso da prefeita, o desfile teve início com as forças de segurança de Balneário Camboriú e do estado. Oficiais da Polícia Militar abriram o desfile, seguidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica. Logo depois, entraram em formação equipes de segurança do município, como a Guarda Municipal, BC Trânsito, DCOI e Defesa Civil.
As escolas públicas e particulares, além de entidades como a APAE e AMA Litoral, também participaram. As bandas foram responsáveis pela percussão que embalou a passagem. Atletas da Fundação Municipal de Esportes se juntaram ao desfile.
Leia também: Motorista de Camboriú perde freio de Jeep e atropela mulheres no Desfile Cívico de Brusque
Para Gabriel Carvalho, de 11 anos, participar e assistir foi especial. Segundo ele, o que mais chamou a atenção foi a música das bandas. “Gostei, ainda mais da música. Todo mundo tocou muito bem. Enquanto as pessoas passavam, eu ficava ouvindo. Era muito boa”, contou.
A mãe de Gabriel, Raquel Carvalho, ressaltou a importância de acompanhar o evento: “É muito importante, para toda a população, valorizar a Semana da Pátria e a Independência do Brasil. Não se pode perder essa memória, que é uma cultura muito linda e que deve ser preservada”, destacou.
Maria Eugênia, de 52 anos, acompanhou o desfile desde o início e relembrou a infância, quando também participava dos desfiles cívicos. “Na época, a gente participava com bastante alegria. Fiz várias coisas, fui porta-bandeira, só não fui baliza. É um momento muito especial e que fica marcado”, afirmou.
A prefeita Juliana Pavan destacou o civismo da comunidade: “Me sinto honrada, muito feliz de participar e, mais ainda, de ver a ampla participação da comunidade prestigiando, a presença expressiva de pessoas desfilando também. É um ato de civismo, de respeito à nossa nação, de respeito à nossa pátria.”
Ela também explicou que o tema do desfile deste ano destacou a história dos bairros de Balneário Camboriú: “Foi um ato muito bonito e importante, em que quem estava presente pôde conhecer um pouco mais sobre os nomes dos bairros e o que cada escola e núcleo infantil trouxe para contar”, ressaltou.
O Desfile Cívico em Balneário Camboriú continua na parte da tarde, a partir das 14h30, no Bairro da Barra, com trajeto pela Rua Hermógenes de Assis Feijó até a Praça do Pescador.

