Você sabe o que fazer caso se engasgue e esteja sozinho? Existem manobras que podem ser realizadas nessa situação e que podem salvar a sua vida. Também há um sinal universal para indicar que você precisa de ajuda.

Se estiver sozinho, procure um objeto firme contra o qual possa se projetar, comprimindo o abdômen em movimentos rápidos. Essa ação ajuda a expelir o objeto que está bloqueando as vias aéreas. Repita a manobra várias vezes, até conseguir tossir ou até que o objeto seja expelido e a respiração volte ao normal.

Veja as imagens abaixo:

Foto: Inteligência Artificial

Se o engasgo acontecer em público, utilize o sinal universal de pedido de ajuda: coloque as duas mãos ao redor do pescoço. Esse gesto indica que você está engasgado e precisa de socorro imediato.

Foto: Inteligência Artificial

Leia também: Homem é preso por ameaçar companheira com arma de fogo e posse ilegal em Balneário Camboriú

A American Heart Association (AHA) atualizou, em outubro, suas diretrizes oficiais de primeiros socorros em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas.

Para realizar a manobra de Heimlich em adultos e crianças conscientes, recomenda-se aplicar cinco golpes firmes nas costas, seguidos de cinco compressões abdominais. As ações devem ser repetidas até que o objeto seja expelido e a pessoa volte a respirar.

No caso de bebês com menos de um ano, a técnica é semelhante, mas com posições diferentes:

  1. Coloque o bebê de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo.
  2. Dê cinco golpes firmes nas costas, entre as escápulas, com a base da palma da mão.
  3. Vire o bebê de barriga para cima e aplique cinco compressões torácicas, também com a base da palma da mão, na linha entre os mamilos.
  4. Repita o ciclo de cinco golpes nas costas e cinco compressões no tórax até que o bebê chore, tussa ou volte a respirar.

Se a pessoa desmaiar, o indicado é iniciar reanimação cardiopulmonar (RCP) imediatamente.


leia no portal menina



Compartilhar.