O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu nesta sexta-feira, 8, a Honra ao Mérito do Porto de Itajaí, em reconhecimento ao apoio dado ao processo de federalização do terminal e à criação da Docas de Itajaí, futura empresa pública federal que deverá ampliar a autonomia e a segurança jurídica da gestão portuária.

A homenagem foi entregue pelo diretor de Administração e Finanças do Porto, Celso Zuchi, que representou o superintendente João Paulo Tavares Bastos, ausente por viagem. A mesma honraria já havia sido concedida anteriormente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também participaram da cerimônia a deputada federal Ana Paula Lima e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Segundo João Paulo, a criação da Docas de Itajaí “é fundamental para dar um novo salto na governança do porto”, destacando que o apoio de Alckmin demonstra “compromisso com o desenvolvimento regional e com a autonomia técnica e institucional do Porto de Itajaí”.

Leia também: Mancha de óleo interrompe captação de água e afeta abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú

Investimentos e empregos no setor naval

Durante a visita, o Governo Federal anunciou que o setor naval de Santa Catarina receberá R$ 9 bilhões do Fundo da Marinha Mercante, com expectativa de gerar mais de 17,5 mil empregos diretos.

Desses recursos, R$ 710 milhões já contratados devem garantir cerca de 5 mil postos de trabalho imediatos. Outros 13 projetos previstos somam mais de 12 mil novas vagas.

Fragata lançada em estaleiro

Ainda nesta sexta-feira, a Marinha do Brasil realizou no estaleiro TKMS Brasil Sul, em Itajaí, a cerimônia de batismo e lançamento da Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201), a segunda embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré.

A entrega à Marinha está prevista para janeiro de 2027, ampliando a capacidade de patrulha e defesa do País.

Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA





Source jornaltribuna

Compartilhar.