O Município de Itajaí ampliou em 409,2 hectares a Área de Proteção Ambiental (APA) da Orla, totalizando agora 781,2 hectares de área preservada. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 13.813, publicado em 13 de outubro de 2025.
De acordo com a administração municipal, a ampliação reforça o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e busca equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental.
Leia também: Número de moradores de rua aumentou em Balneário Camboriú? Abordagem Social afirma que sim; entenda
A APA da Orla de Itajaí tem como objetivos proteger a biodiversidade, disciplinar o processo de ocupação, garantir o uso sustentável dos recursos naturais e promover práticas de conservação da natureza aliadas ao desenvolvimento urbano. O espaço também busca criar áreas de lazer compatíveis com a preservação do ecossistema, valorizar o patrimônio histórico, cultural e paisagístico, e ordenar o turismo ecológico, científico e cultural.
Com a ampliação, Itajaí passa a contar com cinco parques naturais, são eles: Ressacada, Ilha das Capivaras, Atalaia, Cordeiros e Canto do Morcego, e três Áreas de Proteção Ambiental: Orla de Itajaí, Saco da Fazenda e Brilhante.
LEIA MAIS NO PORTAL MENINA:


