Milhares de pessoas com bandeiras do Brasil e vestindo verde e amarelo participaram de uma grande manifestação na manhã deste domingo, 3, na área central de Balneário Camboriú. Entre as principais pautas do protesto intitulado “Reaja Brasil” estavam o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Por volta das 9h30, já havia uma grande concentração de pessoas na Praça Almirante Tamandaré. Às 10h, os manifestantes iniciaram uma caminhada pela Avenida Atlântica, que seguiu pelas avenidas Alvim Bauer, Brasil e Rua 1400.Muitos manifestantes também pediam o retorno de Jair Bolsonaro (PL) à presidência do país.
Leia no Portal Menina: com presença do presidente da CBF, Balneário Camboriú vai inaugurar Centro de Desenvolvimento do Futebol no dia 15 de agosto
Os manifestantes também pediam o retorno de Jair Bolsonaro (PL) à presidência do país. No meio da multidão, muitas pessoas carregavam faixas e cartazes com frases como “Fora Lula” e “Fora Moraes”. Entre elas estava David Antônio Faria, nativo de Balneário Camboriú, que afirmou estar nas ruas lutando pela liberdade: “O que me motiva é ter um Brasil melhor. Eu sou um jovem de 25 anos, e a gente precisa colocar a juventude na rua, lutar pelos nossos direitos. Não é direita, não é esquerda, é simplesmente lutar pelo que é certo, lutar pela justiça, lutar pela liberdade e zelar pela nossa Constituição Federal.”

Leia também: pedindo impeachment de Lula e Moraes, manifestação “Reaja Brasil” será neste domingo em Balneário Camboriú
A anistia aos presos políticos pelo envolvimento nos atos realizados em Brasília em 8 de janeiro de 2023 também integrou as reivindicações do protesto. Para a carioca e moradora de Balneário Camboriú há cinco anos, Patrícia de Oliveira, as prisões dos manifestantes são injustas: “É muita impunidade, há privilégios para uns e outros estão presos pelo que aconteceu no dia 8. Eu vejo bandido sendo solto, pessoas que fazem atrocidades, e eu vejo pessoas de bem sendo presas. Está acontecendo muita injustiça no Brasil.”

De acordo com a Guarda Municipal, mais de 10 mil pessoas estiveram na manifestação. O vereador de Balneário Camboriú, Guilherme Cardoso (PL), um dos líderes do ato, celebrou a grande participação da comunidade: “Esse é o retrato de Balneário Camboriú, que acredita em um Brasil diferente. O cidadão brasileiro não aguenta mais, ele quer Lula preso.”
Durante o trajeto por algumas das principais ruas do Centro, o trânsito foi controlado pelos agentes de trânsito. Por volta de 12h, novamente na Praça Almirante Tamandaré, o ato foi finalizado.
Veja fotos da manifestação:


