A Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, localizada no bairro Do Salto em Blumenau, passará por uma intervenção entre os dias 18 e 24 de julho. Neste período, será realizada a quarta e última etapa da instalação do novo sistema de decantação da unidade.

Conforme o Samae, o objetivo é modernizar o sistema com equipamentos mais eficientes, que aceleram o processo de tratamento e aumentam a capacidade da estação.

Foto: Divulgação / Samae

A intervenção foi planejada para ocorrer durante as férias escolares, quando o consumo de água tende a ser menor. A ETA 2 é responsável por cerca de 70% do abastecimento de água da cidade, e a execução da obra pode provocar oscilações no fornecimento durante o período.

ETAPAS DA OBRA

As três primeiras fases da obra foram executadas entre 2024 e o início de 2025, sendo duas delas concentradas na Ala Sul da estação e a terceira realizada durante o feriado de Carnaval.

Segundo o Samae com a conclusão da última etapa, a expectativa é de que a ETA 2 precise de menos paradas para limpeza dos filtros e amplie sua capacidade de produção em cerca de 40 litros por segundo. O investimento total nas quatro etapas é de aproximadamente R$ 4 milhões.

MEDIDAS PARA REDUZIR IMPACTOS

Para minimizar os impactos no abastecimento, o Samae adotará uso de caminhões-pipa e instalação de reservatórios emergenciais.

Os caminhões-pipa serão utilizados para reforçar o abastecimento de reservatórios em regiões mais distantes da estação. Unidades de educação, saúde e segurança terão prioridade no atendimento.

Já os reservatórios emergenciais com capacidade de 20 mil litros serão distribuídos em pontos estratégicos, para que a população possa retirar água de forma gratuita. Os pontos de distribuição são:

Rua Hermann Kratz, nº 1.516 – bairro Velha Grande

Rua Dr. Pedro Zimmermann (em frente à Escola Nº 1) – bairro Itoupava Central

Rua Francisco Vahldieck, nº 3.635 – bairro Fortaleza (neste ponto, já há uma estrutura fixa disponível à população)

O Samae reforça a importância do uso consciente da água durante o período de obras e solicita a compreensão da comunidade.





Source jornaltribuna

Compartilhar.