A Secretaria de Saúde de Camboriú enfrenta um alto índice de ausências em consultas e exames marcados durante o mutirão promovido para reduzir filas de espera. Em alguns casos, mais da metade dos pacientes não comparece no dia do agendamento.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp

No último mutirão de ultrassonografia obstétrica, por exemplo, 50 pacientes foram chamados, mas apenas 13 realizaram o exame — 37 não apareceram. A situação se repete em outras áreas: de 250 mamografias programadas, só 113 foram feitas. Consultas com especialistas, como ginecologia, pediatria e psicologia, também registram grande número de faltas.

Leia também: Balneário Camboriú deve receber mais de 2 milhões de turistas no verão, aponta setor hoteleiro

Segundo a Secretaria, o não comparecimento prejudica o andamento do mutirão e desperdiça vagas que poderiam ser usadas por outros pacientes. A secretaria avalia novas estratégias para reduzir o problema, como reforço de ligações, envio de mensagens de lembrete e campanhas de conscientização.

A atualização cadastral nas Unidades Básicas de Saúde é outro ponto crítico. Muitos telefones informados pelos pacientes estão incorretos ou desatualizados, dificultando o contato para confirmação do agendamento.

A orientação é que, caso o paciente não possa comparecer, avise a unidade de saúde com antecedência. A comunicação permite que outra pessoa da fila seja chamada para o atendimento.


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA:



Compartilhar.