Moradores do Estaleirinho relataram longas esperas pelo transporte público na manhã desta segunda-feira, 24. Segundo os relatos enviados à Rádio Menina, usuários estavam desde às 7h no ponto aguardando um ônibus que não passou.

Um morador afirmou que os veículos da Auto Viação Suzano “são pequenos e carregam um número muito menor de passageiros” e que “os usuários estão ficando a pé e quem sofre é o morador”.

Já outra passageira, disse que na segunda-feira apenas um ônibus circulou na linha, provocando esperas de até três horas. Ela relatou ainda que o aplicativo não funciona e que alguns motoristas “não fazem o trecho corretamente”. Segundo ela, na manhã de hoje, moradores voltaram a aguardar desde cedo. O motorista teria informado que o ônibus não passaria, “pois não tem ônibus e que estão focados na Av. Atlântica”, e que o próximo horário seria apenas às 8h35.

Leia também: Araújo Gomes detalha primeiros passos na Segurança de BC e anuncia prioridade contra o tráfico de drogas

Diante das reclamações, a Secretaria de Trânsito e Transporte (BC Trânsito) afirmou que a situação registrada nesta manhã foi provocada por problemas operacionais na frota.

Segundo o diretor Beto Castilho, “essa informação não procede”, explicando que dois ônibus “se chocaram no pátio”, enquanto outros dois já estavam com problemas mecânicos. Ainda de acordo com ele, “por imprudência, o motorista abasteceu o veículo de maneira incorreta”, o que agravou o número de veículos indisponíveis.

O diretor afirmou que, para suprir a demanda, a empresa deslocou um veículo que faria a Avenida Atlântica para atender o trajeto bairro-centro. Mesmo assim, Castilho reconhece que haverá dificuldades momentâneas: “hoje infelizmente nós teremos algumas dificuldades no transporte em Balneário Camboriú”. Ele acrescentou que o município está em contato com a matriz da empresa, em São Paulo, para normalizar a operação.

Em outro esclarecimento, Castilho lembrou que os ônibus do sistema gratuito transportam entre “35 e 40 passageiros” e, nos horários de pico, “normalmente, ficam mais cheios”. Ele reforçou que Balneário Camboriú ainda opera com contrato emergencial, que foi “renovado e aditivado no seu limite”, enquanto o município elabora o processo do transporte público definitivo.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da BC Trânsito, informa que está atuando de forma prioritária para resolver a falta de ônibus registrada nesta terça-feira (25) na cidade. A autarquia acompanha a situação de perto e cobra uma solução imediata por parte da concessionária para que o serviço seja normalizado nas próximas horas.

A BC Trânsito reforça que tem total compromisso com os usuários do transporte coletivo e trabalha para garantir que eles sejam atendidos com segurança, regularidade e respeito.

A BC Bus está operando com cinco veículos a menos devido a intercorrências emergenciais. Dois ônibus colidiram entre si no pátio da empresa; outros dois apresentaram falhas mecânicas e um teve o abastecimento realizado de forma incorreta, com óleo colocado no compartimento errado.

Para reduzir os transtornos aos usuários, veículos de outras linhas foram remanejados para atender o trajeto Bairros–Centro. A BC Trânsito já notificou a empresa responsável e exige providências rápidas para restabelecer plenamente o serviço.

Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA



Compartilhar.