Uma operação conjunta realizada na tarde desta quinta-feira (02) no bairro Nossa Senhora das Graças em Itajaí resultou na apreensão de pássaros silvestres mantidos em cativeiro e na constatação de diversas irregularidades em um comércio local. A ação contou com a participação da Polícia Militar, da Guarda Armada, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e habitação (SEDUH) e da Vigilância Sanitária.
A partir de uma denúncia, equipes fiscalizaram um estabelecimento suspeito de receber produtos de origem ilícita. No local, além de materiais odontológicos vencidos, que foram recolhidos para descarte adequado, os agentes encontraram cinco gaiolas com aves silvestres e cães mantidos em espaço inadequado. O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) foi acionado para o resgate dos animais.
veja o vídeo dos pássaros apreendidos:
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, Silvio Schaadt, o proprietário foi autuado e terá 15 dias para apresentar defesa e regularizar a situação do comércio. Caso contrário, o local poderá ser interditado. Apesar de haver no imóvel grande quantidade de objetos como televisores, bicicletas e escadas, não foi possível comprovar a relação com furtos, já que não existiam registros de ocorrência vinculados.
veja vídeo dos materiais odontológicos apreendidos:
As aves serão encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), que dará continuidade ao processo de destinação correta dos animais silvestres.

