A Praia do Atalaia, em Itajaí, conquistou o selo Bandeira Azul, reconhecimento internacional de qualidade concedido a praias, marinas e embarcações que atendem a rigorosos critérios ambientais, de segurança e infraestrutura. O anúncio foi feito em 20 de setembro, durante reunião da Foundation for Environmental Education, em Copenhague, na Dinamarca. Com a conquista, o município passa a ter dois destinos certificados: além da praia, a Marina de Itajaí mantém o selo desde 2021.
O programa Bandeira Azul avalia 38 requisitos, que envolvem qualidade da água, acessibilidade, gestão ambiental, preservação patrimonial, segurança, infraestrutura e também ações de educação ambiental. No Brasil, 60 locais foram contemplados neste ano, reforçando o compromisso das cidades premiadas com a sustentabilidade e o turismo responsável.
Leia também: Balneário Camboriú busca incluir novo sistema de tratamento de esgoto no PAC
Para a diretora do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Maria Heloisa Furtado Lenzi, a certificação é um marco para o turismo da cidade. “O hasteamento desta bandeira é extremamente importante para Itajaí. Vai nos colocar no roteiro internacional de turismo, porque é comum os europeus procurarem por destinos premiados com a Bandeira Azul”, afirmou.
A entrega das bandeiras está prevista para o fim de outubro, enquanto a cerimônia oficial de hasteamento, que marca a abertura da temporada, acontecerá em dezembro.

