Itajaí pode ganhar, em breve, sua primeira certificação Bandeira Azul. A Praia dos Molhes da Atalaia passou pela primeira fase do processo e foi aprovada no júri nacional do programa internacional de qualidade ambiental. A informação foi confirmada por Maria Heloisa Lenzi, presidente do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), durante anúncio nesta semana.
A candidatura da praia agora será avaliada pelo júri internacional, que se reunirá em setembro, em Copenhague, na Dinamarca. Caso aprovada, Itajaí passará a integrar oficialmente o grupo de municípios brasileiros com o selo internacional de qualidade, que reconhece praias, marinas e embarcações turísticas que atendem a rigorosos critérios de gestão ambiental, segurança e educação ambiental.
A certificação Bandeira Azul analisa 38 critérios, sendo o principal a qualidade das águas. Além disso, são avaliados aspectos como gestão de resíduos, acessibilidade, infraestrutura e monitoramento ambiental.
Atualmente, Santa Catarina é o estado com maior número de Bandeiras Azuis do Brasil, somando 32 certificações. Com a possível inclusão da Praia dos Molhes da Atalaia, Itajaí pode entrar na lista de destinos reconhecidos internacionalmente por sua qualidade ambiental.
O resultado final da avaliação será divulgado após a reunião do júri internacional. Caso a certificação seja concedida, será a primeira Bandeira Azul do município.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo

