O Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Vale Europeu (Sindilojas), se pronunciou contrário a possibilidade da nova sede da Câmara de Vereadores não ser construída em um terreno na Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), no Centro Histórico de Blumenau.

Nesta quarta-feira (9), a entidade emitiu uma nota considerando a decisão um equívoco, pois representaria uma oportunidade perdida de valorizar uma área estratégica e carregada de significado histórico para Blumenau. A proposta da mesa diretora da Câmara é levar a sede para um imóvel na Rua Capitão Santos, no bairro Garcia.
Ainda segundo a nota, a instalação da sede no Centro Histórico, em um terreno já disponível, seria um passo importante para o fortalecimento da região, especialmente diante dos projetos de revitalização e da implantação do parque previsto para o local.
Trata-se de um investimento que traria benefícios duradouros, não apenas para o Legislativo, mas para toda a cidade. O Sindilojas informou que a decisão precisa ser reavaliada, priorizando o desenvolvimento do Centro Histórico e reconhecendo seu papel fundamental na identidade e no futuro de Blumenau.
NOVA SEDE DA CÂMARA
Em janeiro deste ano, a mesa diretora da Câmara de Vereadores apresentou uma alternativa para a sede própria do legislativo blumenauense. Um prédio de quatro andares na Rua Capitão Santos, no bairro Garcia, que já serviu de colégio, abrigo e Secretaria de Assistência Social.

O prédio é da Prefeitura e seria cedido à Câmara. Atualmente o legislativo ocupa um imóvel alugado ao custo de R$ 80 mil mensais. Em 2019, o projeto era levar a Câmara para um terreno próximo da atual sede, na Rua das Palmeiras, que também pertence ao município.
A intenção seria vender o terreno e utilizar o dinheiro para investir nas melhorias necessárias no prédio da Rua Capitão Santos. Na ocasião, o presidente da Câmara, Ito de Souza (PL), disse que transferência para um prédio pronto, necessitando somente de reforma sairia mais barato que a construção de uma nova sede.
CONFIRA A NOTA DO SINDILOJAS NA ÍNTEGRA
Recebemos com preocupação a informação de que a Câmara Municipal de Blumenau
pretende desistir da construção de sua sede própria no Centro Histórico da cidade.
Consideramos essa decisão um equívoco, pois representa uma oportunidade perdida de
valorizar uma área estratégica e carregada de significado histórico para Blumenau.
A instalação da sede no Centro Histórico, em um terreno já disponível, seria um passo
importante para o fortalecimento da região, especialmente diante dos projetos de
revitalização e da implantação do parque previsto para o local. Trata-se de um investimento
que traria benefícios duradouros, não apenas para o Legislativo, mas para toda a cidade.
Reforçamos a importância de reavaliar essa decisão, priorizando o desenvolvimento do
Centro Histórico e reconhecendo seu papel fundamental na identidade e no futuro de
Blumenau.
Emilio Rossmark Schramm – Presidente do Sindilojas Blumenau e Vale Europeu


