Um vídeo registrado na BR-101, em Itajaí, mostra dois ciclistas trafegando logo atrás de um caminhão, em situação considerada de alto risco. As imagens foram enviadas por um ouvinte à Rádio Menina.

Na gravação, o autor do vídeo chama atenção para a possibilidade de acidente em caso de uma freada brusca do veículo de carga.

A doutora em Educação e integrante da Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú, Karine Winter, avaliou a conduta dos ciclistas. Segundo ela, não há punição prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para esse tipo de situação, mas os riscos são evidentes. “Eles estão totalmente errados, pois qualquer manobra do caminhão, por menor que seja, pode trazer sérios riscos. A única punição possível é a perda da vida numa manobra dessas”, afirmou.

Leia também: Criança de 2 anos cai e quebra o braço em escola de Camboriú; Secretaria de Educação esclarece

Dados recentes reforçam a preocupação. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 1.066 ocorrências envolvendo ciclistas no primeiro semestre de 2025, que resultaram em 1.120 vítimas — 13 a mais do que no mesmo período do ano anterior.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC) também contabilizou acidentes no período: foram 692 registros de janeiro a junho, número menor que o de 2024, quando houve 707 ocorrências. Os dados das duas instituições não podem ser somados, já que ambos os atendimentos podem ocorrer na mesma situação.

Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA





Source jornaltribuna

Compartilhar.